_

Foto:DIA INTERNACIONAL DA MULHER


Oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, o chamado Dia Internacional da Mulher é comemorado desde o início do século 20.

No início do século 20, a luta das mulheres - que não tinham direito nem mesmo de abrir uma conta no banco sem a permissão do pai ou marido - se fortaleceu muito ao redor do mundo. Desde o final do século anterior, trabalhadoras de diversos países se mobilizavam para exigir melhores condições de trabalho, jornada mais curta e direito à licença maternidade. Os movimentos sufragistas também se intensificaram nessa época, exigindo o direito ao voto e a maior participação da mulher na política. Muitos dizem que a escolha da data foi uma homenagem às centenas de mulheres mortas em um incêndio que ocorreu em uma fábrica em Nova York, em 1857. Na ocasião, as trabalhadoras reivindicavam melhores condições de trabalho e acabaram morrendo em um incêndio proposital, mas é difícil afirmar se essa foi mesmo a motivação para a escolha do dia.

"O 8 de março tem uma influência muito forte das mulheres socialistas russas, independente de ter sido esse o motivo da criação da data ou não. A Revolução Russa foi muito significativa para as mulheres, porque trouxe vários direitos embora continuasse havendo muita desigualdade",